sábado, 8 de janeiro de 2011

Mitos e erros sobre a DENGUE




A doença

A transmissão da doença ocorre pela picada do mosquito infectado, vale ressaltar que tal contágio só acontece através das fêmeas (Aedes Aegypti). A Dengue se manifesta de diferentes formas, desde infecções inaparentes (sem sintomas consideráveis) até formas hemorrágicas graves.

Dengue clássico: o quadro clínico pode ser muito variável. Geralmente, a primeira manifestação é a febre (de 39 a 40ºC), de início abrupto. Seguida de cefaléia, prostração, artralgia (dor nas articulações), anorexia (perda de apetite), náuseas, vômitos, exantema e prurido cutâneo. Pode ocorrer, ocasionalmente, hepatomegalia dolorosa. Os adultos podem apresentar pequenas manifestações hemorrágicas como, por exemplo, sangramento gastrointestinal ou das gengivas. A duração da doença varia de 5 a 7 dias. Geralmente com o desaparecimento da febre ocorre a regressão dos sinais e dos sintomas, podendo ainda persistir a fadiga.

Febre hemorrágica da Dengue (FHD): os sintomas iniciais são semelhantes aos do dengue clássico, porém rapidamente evoluem para manifestações hemorrágicas. Os casos típicos da FHD são caracterizados por febre alta, fenômenos hemorrágicos, hepatomegalia e insuficiência circulatória. Nos casos graves de FHD, o choque geralmente ocorre entre o terceiro e o sétimo dia da doença, decorrente do aumento da permeabilidade vascular seguida de hemoconcentração e falência circulatória.

3 comentários:

  1. Bom demais. Sempre oportuno. E trabalhando até nas férias, não é doutora. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Pois é prof...obrigada pela visita!
    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Agradeço pelo comentário e visita. Continuarei colaborando para promoção da saúde e prevenção de doenças através do meu blog.
    Seja sempre bem vindo e continue comentando minhas postagens!....Abraço.

    ResponderExcluir