A Hidrolipodistrofia Ginóide ou celulite é caracterizada pelo surgimento de ondulações na pele. O aumento do tecido gorduroso que se aloja sob a pele, dá um aspecto de casca de laranja, que é responsável pela celulite.
Alguns fatores associados são: a disposição genética, fatores hormonais e uma alimentação inapropriada somada a vida sedentária.
A falta de oxigenação das células de gordura contribui para o acúmulo de gordura. Devido a uma alteração na micro circulação, há um aumento do tecido gorduroso formando nódulos e depressões subcutâneas comprimindo os vasos sanguíneos e linfáticos impedindo uma melhor nutrição das células o que favorece o acúmulo de toxinas, que em tese devem ser eliminadas pelos vasos linfáticos, que em suma é prejudicado pelo acúmulo destas toxinas.
Pode se apresentar em 04 graus:
Grau 1: Quando pressionada a região observa-se uma discreta deformidade na área. Neste não há alterações circulatórias e há um leve acúmulo de gordura.
Grau 2: Neste estágio é possível perceber ao olhar para a região. Há um inchaço derivado do acúmulo de gordura. Torna-se palpável, não é dolorosa e não há uma alteração circulatória.
Grau 3: O aumento do volume das células gordurosas causam a alteração do tecido formando nódulos subcutâneos visíveis na superfície da pele (casca de laranja). O endurecimento do tecido gorduroso provoca uma maior deficiência circulatória e maior acúmulo de toxinas celulares. Pode ser dolorosa quando pressionada e o tratamento já se torna mais complexo.
Grau 4: É mais comum em pessoas com diabetes e obesidade. Há um distúrbio completo nas células e tecidos, com grandes problemas de circulação na região.
Há vários tratamentos para o combate da celulite:
1. Aparelhos com Corrente Elétrica- Este tipo de tratamento é por meio de um aparelho que possui eletrodos que são acoplados na pele. Estes eletrodos aplicam uma corrente elétrica na derme de forma terapêutica e tem como objetivo enrijecer e tonificar a musculatura.
Proporciona uma tonificação muscular, melhora a circulação sanguínea e ajudam a remover gorduras localizadas.
Duração da Sessão: 30/40 minutos
Nº de Sessões: 10 Sessões (2 - 3 por semana)
2.Drenagem Linfática- É uma massagem com o objetivo de ativar a circulação e o sistema linfático. Com isto o corpo humano tem mais facilidade de livrar das células as toxinas e os radicais livres. Com esta massagem é possível drenar o inchaço causado pela celulite. Ela é aplicada com movimentos sob leve pressão, feita de forma suave com ritmo lento e preciso. Pode ser feita com as mãos, com auxílio de máquinas ou com eletro estimulação.
Benefícios da Drenagem Linfática
o Melhora a oxigenação
o Melhora a defesa e ação antiinflamatória do organismo
o Aumenta a potencialidade reparadora
o Melhora a capacidade de cicatrização
3. Endermologia- é uma técnica que consiste em outras duas outras técnicas. As massagens: Drenagem Linfática e a Massagem por ultra-som. Sua função principal é ativar a circulação linfática. Redistribui a gordura, evitando o acúmulo em regiões específicas. É realizada através de um equipamento que massageia a pele de forma profunda, atingindo a gordura localizada. Sua tecnologia à vácuo tem a capacidade de dissolver os nódulos de gordura, realizando uma drenagem linfática.
Duração da Sessão: 30/45 minutos
Nº de Sessões: 15-30 Sessões (2 - 3 por semana).
Profissional: Em geral esteticistas e fisioterapeutas
4. Infra-Vermelho- A função desta técnica é a queima de gordura localizada. Esta técnica é aplicada por uma máquina que gera calor. A irradiação com o IVL favorece a divisão celular e síntese de proteínas como o colágeno e a elastina.
Resultado:
Aumenta a Circulação Sangüínea
Proporciona maior oxigenação tecidual removendo as toxinas
Aumento sistema de defesa do organismo
Relaxamento muscular
5. Mesoterapia- é a mais tradicional técnica para tratamento de celulite. Por intermédio de injeções subcutâneas compostas por enzimas que dissolvem os nódulos gordurosos.
Nº de Sessões: 10 (1 por semana)
Resultado: Atenuação da celulite dissolvendo e desinchando as células. Auxilia na redução de medidas. Libera endorfina, proporcionando ao paciente uma sensação de bem-estar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário