terça-feira, 26 de abril de 2011

Patologia e Biomedicina


Pathos = doença, sofrimento; Logos= estudo

•Patologia é a ciência que estuda as causas das doenças, os mecanismos que as produzem, os locais onde ocorrem e as alterações morfológicas e funcionais que apresentam. Fornece as bases para o entendimento de elementos essenciais: Manifestações clínicas, Diagnóstico e Evolução.

Divisões em Patologia
O estudo da patologia é dividido em: Patologia Geral e Patologia Especial ou Sistêmica

○ Patologia Geral
• Estuda os aspectos comuns às diferentes doenças no que se refere às suas causas, mecanismos patogenéticos, lesões estruturais e alterações da função. Aspectos morfológicos, bioquímicos e fisiológicos das células e tecidos.
Exemplo:
- Hipertrofia, hiperplasia, atrofia, metaplasia; A formação de uma inflamação; O processo de cicatrização; Os processos de lesão celular, necrose e apoptose.

○: Patologia Especial ou Sistêmica
Estuda as doenças especificas de um órgão ou sistema ou estuda as doenças agrupadas por uma mesma causa.
Exemplo:
- Patologias do sistema respiratório e patologias da cavidade oral.

Aspectos Estudados em patologia

○ Etiologia (estudo das causas)
○ Patogênese (estudo dos mecanismo)
○ Anatomia Patológica (Estudo das alterações morfológicas dos tecidos)
○ Fisiopatologia (estudo das alterações funcionais dos órgãos e sistemas afetados)




O biomédico que trabalha na área de patologia clínica realiza análises, assume a responsabilidade técnica e firma os respectivos laudos. É capacitado legalmente para assumir chefias técnicas, assessorias e direção dessas atividades. São aptos e autorizados a atuar na área de Biologia Molecular, a saber: coleta, análise, interpretação, emissão e assinatura de laudos e de pareceres técnicos, inclusive a investigação de paternidade por DNA.

Algumas subespecialidades

Bioquímica-> Ocupa-se em analisar os componentes químicos do sangue, urina e fluidos orgânicos.

Hematologia -> Analisa os componentes celulares do sangue, e eventualmente de outros fluidos orgânicos.

Imunohematologia -> Avalia as reações imunes dentro do sangue, especializando-se na análise dos antígenos eritrocitários e suas interações com os respectivos anticorpos.

Imunologia (sorologia) -> Avalia o sangue  e componentes, através de suas interações imunológicas, ou seja, das reações antígeno - anticorpo.

Microbiologia ->Estuda a flora microbiológica humana normal e patológica, detectando a presença de vírus, bactérias e fungos em amostras de procedência humana. Pode se estender também à análise dos microorganismos presentes nos ambientes ocupados pelo ser humano e objetos por ele utilizados.

Bacteriologia -> Subespecialidade da microbiologia cujo objeto de estudo são as bactérias, incluindo sua identificação, caracterização e avaliação de susceptibilidade a antimicrobianos.

Parasitologia -> É a subespecialidade da Patologia Clínica que analisa as características dos parasitas externos (ectoparasitas) e internos (endoparasitas) do homem. Inclui o estudo dos protozoários parasitas sistêmicos --- como os plasmódios (causadores da malária, o estudo dos artrópodes parasitas e a coprologia ou estudo macroscópico, microscópico e químico das fezes.

Uranálise --- Analisa a urina e, eventualmente, outros fluidos orgânicos.
Biologia Molecular -> Compreende o estudo especializado de biomoléculas, tais como o DNA e RNA.

Bioquímica -> Estuda, através de análises bioquímicas, as anomalias genéticas caracterizadas como erros inatos do metabolismo.humana.


Visite também os blogs:

Nenhum comentário:

Postar um comentário