segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Dicas!

Olá pessoal!
Acessem os blogs da minha cidade (Terra Nova-PE)
Um blog super bem elaborado é o Terra Nova Online, taí o link:
http://www.terranovaonline.net/
E também um novo e também muito bom, o blog Folha de Terra Nova:
http://folhadeterranova.blogspot.com/

Estes são importantes meios de comunicação, que levam notícias sobre a cidade e o mundo!
Parabenizo aos criadores pela iniciativa!

Acessem!Abração!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Vacinação contra Pólio


 
Amanhã as unidades de saúde (ESF), serão abertas para a segunda etapa da campanha de vacinação contra a Poliomielite (Dia D).  
Reforço aqui o convite para que os pais levem os seus filhos menores de cinco anos, neste sábado (13), às unidades de saúde mais próximas de suas casas para a vacinação.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio é uma iniciativa do Ministério da Saúde, contra paralisia infantil são só duas gotinhas, e busca a conscientização e participação da comunide brasileira.
Em Juazeiro haverá vacinação nos 47 postos e centros de saúde através de 63 equipes de ESF Estratégia em Saúde da Família, durante todo o sábado. Além dos postos de saúde,o Hospital Infantil Municipal Maria Amélia Bezerra de Menezes também estará vacinando.




Na primeira etapa da Campanha, em Juazeiro, 97,66% das crianças foram vacinadas. Para a segunda etapa da campanha a meta é vacinar as 21.124 crianças.
Tanto as crianças que tomaram a primeira dose, quanto as que ainda não estão protegidas com a vacina devem ser imunizadas. Além da imunização haverá atualizações dos cartões de vacinas, por isso lembro aqui  que os pais devem levar os cartões de vacina dos seus filhos.


E atenção enfermeiros...
revisando!

A vacina faz parte do Programa Nacional de Imunizações


Indicações: rotina para crianças menores de 5 anos, no entanto, se possível, preferir a vacina injetável para    início de esquema vacinal.
Idade: menores de 5 anos
Esquema de Doses: rotina: aos 2, 4, 6 e 15 meses de idade
Campanhas do governo: todas
Via de aplicação: oral
Associação com outras vacinas: desde que aplicadas em locais anatômicos diferentes pode ser aplicada no mesmo dia com outras vacinas.
Contra-indicações: imunodeficiências, AIDS e contactantes domiciliares de portadores do vírus HIV.
Reações Adversas: Muito raras




sábado, 30 de julho de 2011

O fim se aproxima...


Férias é coisa séria, e como tudo que é sério [Sério?! Sei...] acabam!

Ahh mundo cruel...

Pois é galerinha, de volta a rotina!
Chega de acordar tarde, pq foi durmir beeem tarde, de ir festas (todas as que aparecerem e que estavam a nosso alcance), chega de ver filmes, de viajar, de tirar fotos e colocar no orkut "férias",
de brincar de game station...de ficar sentado na praça conversando com amigos atéé... 
d ficar(namorar) com aquele (a) garoto (a) que sempre marca as férias...


o fim se aproxima!

Mas, bem que mais umas duas semanas não iria mal hein?!  =D


Para quem já voltou a rotina ou pra quem, como eu, ainda tem mais um fim de semana,
 curta!...passa tão rápido! 
E depois, claro, tudibótimo, estudeeem muiitoo e juizo!


quarta-feira, 20 de julho de 2011

Música

Não sei vc...Mas meu coração chora de saudade,
Não sei vc...
Mas minha boca pede logo os seus beijos,
Não sei por que...
existe essa distância tão covarde,
me tira a paz e aumenta meu desejo.

Sentir suas mãos era tudo que eu queria
e ficar perto de tudo que me faz bem,
fico lembrando das palavras que dizia
no meu ouvido,
deixa tudo logo e veeem...

(REFRÃO)
Vem me amar...
Me dá carinho e muito mais
Vem me beijar, Me dá um pouco da tua paz...
Não existo longe de vocêêêê...
Vem cá mais perto,
Torna esse sonho realidade
Vem...vamos dar certo
Por que eu te amo de verdade!

e
Vem matar essa SAUDADE!





Música minha galera...
espero q gostem! ^^






terça-feira, 19 de julho de 2011

Monografia?? E agora?

A Monografia é um documento científico, redigido dissertativamente, que tem uma estrutura formal mínima definida. Seu conteúdo aborda um só tema ou, ainda, a resposta a um problema de pesquisa. 
Salomon diz que, etimologicamente, a palavra monografia, significa “escrever a respeito de um único assunto”. (1977, p. 219).
Entretanto, é pretensioso o propósito de “esgotar” um assunto. Assim, as monografias passaram a ser identificadas como relatos resultantes de investigações científicas. 

Projeto de pesquisa
Relatório escrito apresentado ao final da disciplina MONOGRAFIA I, no qual o acadêmico especifica o problema que pretende pesquisar, situando-o espacial e temporalmente, expõe qual é o seu marco teórico de referência (impressões iniciais sobre o problema) e indica os meios e os métodos a serem empregados.
Monografia de conclusão de curso
Relatório de pesquisa versando assunto específico como requisito para a conclusão de curso de graduação ou pós-graduação lato sensu. Também conhecido como “trabalho de conclusão de curso”.
Orientador
Professor da instituição encarregado de conduzir a pesquisa dos acadêmicos na elaboração de monografias.














Mas... e agora??  Tenho que fazer uma monografia! Por onde começar? 



A primeira etapa do TCC é a mais difícil: escolher o tema da monografia.
Não basta ser um tema que te interesse ou que você goste, ou ainda que tenha mais conhecimento. É preciso interessar também ao seu professor orientador, que deve ser escolhido de acordo com o tema estabelecido e disciplina que este leciona e/ou é especializado, dentro da área do curso.
Não espere que o seu tema da monografia caia do céu. Ninguém vai te dizer o que fazer. Então, com paciência, escolha um tema qualquer e comece a pesquisar sobre ele. O importante é ler, pesquisar e tentar escolher um tema. Somente assim, após ter conhecimento sobre o assunto, você vai ajustar e tornar mais relevante seu tema para a monografia.
Uma ferramenta legal para pesquisa é o Google Scholar.
Lá encontram-se múltiplos trabalhos acadêmicos. Digite seu tema e veja o que já foi produzido nessa área. Vá salvando todos os documentos que achar interessante, posteriormente irá precisar deles para fazer as citações na fundamentação teórica.

Alguns links para pesquisa:

  • Uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção de periódicos científicos:

  • Pesquisa em saúde:

  • Pesquisa na área jurídica:

  • Outros (para todas as áreas):


É isso ai galera!Vamos ler, pesquisar, ler, pesquisar, ler, pesquisar e ler e.....

Bjo!=D

domingo, 17 de julho de 2011

Inovação!

Olá galera!
Este semestre finda meu período como monitora de patologia em enfermagem na Faculdade Leão Sampaio. Como minha monitoria terminou e este blog tinha como um dos propósitos principais, auxiliar a monitoria, este blog ficará um pouco sem nexo.
Porém, não pretendo deixar esse meio de comunicação parado...mas sim mudar, renovar, transformar.

Desse modo decidi continuar com o blog. Mas para isso resolvi trocar o nome,
 pois não apenas vou colocar tópicos sobre saúde, enfermagem, patologias, ciência, bem estar...
como servirá para abordar outros temas como: críticas, pensamentos, música, ficção, notícias, estudos, concursos, humor, esporte, religião, arte, poesia, como também episódios importantes na minha vida.

Caro leitor...espero que goste desta inovação,
e continue sempre visitando este espaço...como sempre, é um prazer!

O blog se chama a partir daqui...

Multi:
 por Thamyres Lucas




já que visa abordar muitas dimensões distintas, pretendendo agradar a múltiplas preferências, aumentando
ainda mais os acompanhantes e seguidores..
Desde já agradeço sempre a visita e a compreensão de todos!

Bjo! =D



quinta-feira, 7 de julho de 2011

Síndrome do encarceramento

A síndrome Locked In é uma doença também conhecida por síndrome de encarceramento e síndrome pontina ventral, pois as lesões causadoras são, geralmente, de origem vascular, sendo assim atingem a parte ventral da ponte preservando segmentos como o pontino e craniais ou rostrais (mais altos) que fazem parte do tronco encefálico ou tronco cerebral.
"É uma raro distúrbio neurológico caracterizado por uma paralisia completa dos músculos voluntários em todas as partes do corpo, exceto aqueles que controlam o movimento dos olhos. Pode ser resultado de lesão cerebral traumática, doenças do sistema circulatório, doenças que destróem a bainha de mielina que envolve as células nervosas, ou superdose de medicamentos. Os indivíduos com a síndrome estão conscientes e podem pensar e raciocinar, mas são incapazes de falar ou se mover. Esse distúrbio deixa os indivíduos completamente mudos e paralisados. A comunicação pode ser possível através de movimentos de piscar dos olhos". Em: http://www.ninds.nih.gov/disorders/lockedinsyndrome/lockedinsyndrome.htm.

Um caso bastante conhecido é do ex-editor, Jean Dominique Bauby que esteve a frente da conhecida revista Elle. Jean foi vitimado por um acidente vascular encefálico muito grave, no qual ele ficou com sequelas irreversíveis, sem falar e tetraplégico.



Mas Jean não se deixou abater pela situação, apesar de toda a gravidade do caso ele nos dá um grande exemplo de superação ao dividir experiências suas com relação a esta síndrome do encarceramento, ditando um livro inteiro letra a letra.
A síndrome de Locked In é o que há de mais próximo da idéia de morte, ou seja, estar preso em si mesmo pode ser comparado a ser enterrado ainda com vida, pois nem mesmo as mais simples sensações como, uma coceira, pode ser manifestada.
A história de Jean Dominique Bauby se transformou em um filme chamado “O Escafandro e a Borbleta”. Vale a pena assistir para reavaliar nossas posturas diante da vida.
Outro caso mais recente, é da britânica Kate Allatt que venceu a síndrome do encarceramento e conta seu drama no livro Running Free: Breaking Out from Locked-in Syndrome (Correndo com liberdade: Saindo da Síndrome do Encarceramento, em tradução livre).








terça-feira, 31 de maio de 2011

AVISO

Os dias da monitoria durante a semana de provas da AV2

ocorrerão nos dias 07 e 16/06.


No dia 20/06 pela manhã ocorrerá aula de revisão para AVF.

Monitora Thamyres Lucas


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Edema

O aumento do líquido nos espaços teciduais intersticiais ou em cavidades é chamado de EDEMA.

Relembrando um pouco de fisiologia...

O mecanismo básico que envolve a geração do edema consiste em alterações no conjunto de forças que determinam o movimento de fluido através da membrana dos capilares. Essas forças são denominadas de Forças de Starling e são representadas pela pressão hidrostática e oncótica.




Forças de Starling 
Extremidade arterial: alta pressão hidrostática e baixa pressão coloidosmótica = extravasamento de plasma
Extremidade venosa: alta pressão coloidosmótica e baixa pressão arterial: influxo de líquido para o capilar sanguíneo
Líquido extracelular remanescente -> vasos linfáticos (linfa). Nesse estágio ocorre a remoção de elementos nocivos e posterior devolução do líquido “filtrado” para o sangue.

De acordo com a sua composição o edema pode ser por:
  • Transudato: baixo teor de proteínas e menor densidade, permeabilidade vascular preservada, líquido claro
  • Exsudato: rico em proteínas e com maior densidade, inflamação -> liberação de mediadores químicos-> ↑ permeabilidade vascular, líquido turvo.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

PARABÉNS ENFERMEIROS!!

Enfermagem é a arte de cuidar e também uma ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde.

A palavra Enfermeira/o se compõe de duas palavras do latim: “nutrix”, que significa Mãe, e do verbo “nutrire”, que tem como significados criar e nutrir. Essas duas palavras, adaptadas ao inglês do século XIX, acabaram se transformando na palavra NURSE que, traduzida para o português, significa Enfermeira.

Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro, em referência a Florence Nightingale, que nasceu em 12 de maio de 1820 e é um marco da enfermagem moderna no mundo.

Já no Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.




 
Alunos excelentes da Leão Sampaio e alunos de enfermagem.




quinta-feira, 5 de maio de 2011

Hidrolipodistrofia Ginóide



A Hidrolipodistrofia Ginóide ou celulite é caracterizada pelo surgimento de ondulações na pele. O aumento do tecido gorduroso que se aloja sob a pele, dá um aspecto de casca de laranja, que é responsável pela celulite.
Alguns fatores associados são: a disposição genética, fatores hormonais e uma alimentação inapropriada somada a vida sedentária.
A falta de oxigenação das células de gordura contribui para o acúmulo de gordura. Devido a uma alteração na micro circulação, há um aumento do tecido gorduroso formando nódulos e depressões subcutâneas comprimindo os vasos sanguíneos  e linfáticos impedindo uma melhor nutrição das células o que favorece o acúmulo de toxinas, que em tese devem ser eliminadas pelos vasos linfáticos, que em suma é prejudicado pelo acúmulo destas toxinas.

Pode se apresentar em 04 graus:

Grau 1: Quando pressionada a região observa-se uma discreta deformidade na área. Neste não há alterações circulatórias e há um leve acúmulo de gordura.
Grau 2: Neste estágio é possível perceber ao olhar para a região. Há um inchaço derivado do acúmulo de gordura. Torna-se palpável, não é dolorosa e não há uma alteração circulatória.
Grau 3: O aumento do volume das células gordurosas causam a alteração do tecido formando  nódulos subcutâneos visíveis na superfície da pele (casca de laranja). O endurecimento do tecido gorduroso provoca uma maior deficiência circulatória e maior acúmulo de toxinas celulares. Pode ser dolorosa quando pressionada e o tratamento já se torna mais complexo.
Grau 4: É mais comum em pessoas com diabetes e obesidade. Há um distúrbio completo nas células e tecidos, com grandes problemas de circulação na região.

Há vários tratamentos para o combate da celulite:

1. Aparelhos com Corrente Elétrica- Este tipo de tratamento é por meio de um aparelho que possui eletrodos que são acoplados na pele. Estes eletrodos aplicam uma corrente elétrica na derme de forma terapêutica e tem como objetivo enrijecer e tonificar a musculatura.
Proporciona uma tonificação muscular, melhora a circulação sanguínea e ajudam a remover gorduras localizadas.
Duração da Sessão: 30/40 minutos
Nº de Sessões: 10 Sessões (2 - 3 por semana)

2.Drenagem Linfática- É uma massagem com o objetivo de ativar a circulação e o sistema linfático. Com isto o corpo humano tem mais facilidade de livrar das células as toxinas e os radicais livres. Com esta massagem é possível drenar o inchaço causado pela celulite. Ela é aplicada com movimentos sob leve pressão, feita de forma suave com ritmo lento e preciso. Pode ser feita com as mãos, com auxílio de máquinas ou com eletro estimulação.
Benefícios da Drenagem Linfática
          o Melhora a oxigenação
          o Melhora a defesa e ação antiinflamatória do organismo
          o Aumenta a potencialidade reparadora
          o Melhora a capacidade de cicatrização

3. Endermologia- é uma técnica que consiste em outras duas outras técnicas. As massagens: Drenagem Linfática e a Massagem por ultra-som. Sua função principal é ativar a circulação linfática. Redistribui a gordura, evitando o acúmulo em regiões específicas. É realizada através de um equipamento que massageia a pele de forma profunda, atingindo a gordura localizada. Sua tecnologia à vácuo tem a capacidade de dissolver os nódulos de gordura, realizando uma drenagem linfática.
Duração da Sessão: 30/45 minutos
Nº de Sessões: 15-30 Sessões (2 - 3 por semana).
Profissional: Em geral esteticistas e fisioterapeutas


4. Infra-Vermelho- A função desta técnica é a queima de gordura localizada. Esta técnica é aplicada por uma máquina que gera calor. A irradiação com o IVL favorece a divisão celular e síntese de proteínas como o colágeno e a elastina.
Resultado:
Aumenta a Circulação Sangüínea
Proporciona maior oxigenação tecidual removendo as toxinas
Aumento sistema de defesa do organismo
Relaxamento muscular

5. Mesoterapia- é a mais tradicional técnica para tratamento de celulite.  Por intermédio de injeções subcutâneas compostas por enzimas que dissolvem os nódulos gordurosos.
Nº de Sessões: 10 (1  por semana)
Resultado: Atenuação da celulite dissolvendo e desinchando as células. Auxilia na redução de medidas. Libera endorfina, proporcionando ao paciente uma sensação de bem-estar.


terça-feira, 26 de abril de 2011

Patologia e Biomedicina


Pathos = doença, sofrimento; Logos= estudo

•Patologia é a ciência que estuda as causas das doenças, os mecanismos que as produzem, os locais onde ocorrem e as alterações morfológicas e funcionais que apresentam. Fornece as bases para o entendimento de elementos essenciais: Manifestações clínicas, Diagnóstico e Evolução.

Divisões em Patologia
O estudo da patologia é dividido em: Patologia Geral e Patologia Especial ou Sistêmica

○ Patologia Geral
• Estuda os aspectos comuns às diferentes doenças no que se refere às suas causas, mecanismos patogenéticos, lesões estruturais e alterações da função. Aspectos morfológicos, bioquímicos e fisiológicos das células e tecidos.
Exemplo:
- Hipertrofia, hiperplasia, atrofia, metaplasia; A formação de uma inflamação; O processo de cicatrização; Os processos de lesão celular, necrose e apoptose.

○: Patologia Especial ou Sistêmica
Estuda as doenças especificas de um órgão ou sistema ou estuda as doenças agrupadas por uma mesma causa.
Exemplo:
- Patologias do sistema respiratório e patologias da cavidade oral.

Aspectos Estudados em patologia

○ Etiologia (estudo das causas)
○ Patogênese (estudo dos mecanismo)
○ Anatomia Patológica (Estudo das alterações morfológicas dos tecidos)
○ Fisiopatologia (estudo das alterações funcionais dos órgãos e sistemas afetados)




O biomédico que trabalha na área de patologia clínica realiza análises, assume a responsabilidade técnica e firma os respectivos laudos. É capacitado legalmente para assumir chefias técnicas, assessorias e direção dessas atividades. São aptos e autorizados a atuar na área de Biologia Molecular, a saber: coleta, análise, interpretação, emissão e assinatura de laudos e de pareceres técnicos, inclusive a investigação de paternidade por DNA.

Algumas subespecialidades

Bioquímica-> Ocupa-se em analisar os componentes químicos do sangue, urina e fluidos orgânicos.

Hematologia -> Analisa os componentes celulares do sangue, e eventualmente de outros fluidos orgânicos.

Imunohematologia -> Avalia as reações imunes dentro do sangue, especializando-se na análise dos antígenos eritrocitários e suas interações com os respectivos anticorpos.

Imunologia (sorologia) -> Avalia o sangue  e componentes, através de suas interações imunológicas, ou seja, das reações antígeno - anticorpo.

Microbiologia ->Estuda a flora microbiológica humana normal e patológica, detectando a presença de vírus, bactérias e fungos em amostras de procedência humana. Pode se estender também à análise dos microorganismos presentes nos ambientes ocupados pelo ser humano e objetos por ele utilizados.

Bacteriologia -> Subespecialidade da microbiologia cujo objeto de estudo são as bactérias, incluindo sua identificação, caracterização e avaliação de susceptibilidade a antimicrobianos.

Parasitologia -> É a subespecialidade da Patologia Clínica que analisa as características dos parasitas externos (ectoparasitas) e internos (endoparasitas) do homem. Inclui o estudo dos protozoários parasitas sistêmicos --- como os plasmódios (causadores da malária, o estudo dos artrópodes parasitas e a coprologia ou estudo macroscópico, microscópico e químico das fezes.

Uranálise --- Analisa a urina e, eventualmente, outros fluidos orgânicos.
Biologia Molecular -> Compreende o estudo especializado de biomoléculas, tais como o DNA e RNA.

Bioquímica -> Estuda, através de análises bioquímicas, as anomalias genéticas caracterizadas como erros inatos do metabolismo.humana.


Visite também os blogs:

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)


 
Ocorre predominantemente nos indivíduos maiores de 40 anos e de sexo masculino.
Geralmente o paciente portador de (DPOC) possui sintomas de bronquite crônica (BC) e enfisema, mas a tríade clássica também inclui asma podendo por vezes se manifestar com pacientes bronquiectásicos de acordo com Lester Kobzik (Robbins – 1994). A maioria dos casos é secundária a abuso do tabaco, mas também pode ser por fibrose cística, deficiência de alfa1 antitripsina e bronquiectasias.
A DPOC é uma mistura de basicamente três processos patológicos distintos, que se combinam para formar o quadro clínico final, lembrando que a alteração comum em todos os tipos é a obstrução do fluxo de ar durante a expiração. Esses processos são a bronquite crônica (BC), o enfisema pulmonar e menos freqüente, a asma. Cada caso de DPOC é único na intensidade desses três processos, mas há dois tipos principais da doença.

No primeiro tipo a BC (Bronquite Crônica) é o principal determinante no processo. A BC é caracterizada por uma produção excessiva de muco na árvore brônquica, com tosse produtiva crônica ou recorrente durante pelo menos três meses por ano, por dois anos consecutivos, não resultantes de causas aparentes, como bronquiectasias, tuberculose ou outras doenças que possam causar sintomas idênticos. Não existe uma causa definida para bronquite crônica, porém vários fatores podem contribuir como: tabagismo, infecções do trato respiratório e poluição atmosférica. Na maioria dos casos, a doença resulta em uma somação desses fatores, entre os quais o tabagismo ocupa o primeiro lugar. É a inflamação e secreção de muco que determina o componente obstrutivo da BC. Em contraste com o enfisema, o leito capilar está relativamente preservado. Há um decréscimo da ventilação e o organismo responde com um aumento do débito cardíaco.
Isso resulta em uma circulação rápida em um pulmão pobremente ventilado, levando a hipoxemia e policitemia. Eventualmente, hipercapnia e acidose respiratória aparecem, levando a vasoconstrição arterial pulmonar.

O segundo tipo predominante é constituído pelos pacientes cujo enfisema é o processo subjacente primário. Enfisema é definido como uma alteração anatômica caracterizada pelo aumento anormal dos espaços aéreos distais ao bronquíolo terminal não respiratório, acompanhada por alterações destrutivas das paredes alveolares. As lesões surgem por mecanismos obstrutivos e enzimáticos ou oxidativos. O tabagismo é a principal causa. A fisiopatologia envolve destruição gradual dos septos alveolares e destruição do leito capilar pulmonar, levando a um crescimento da incapacidade de oxigenar o sangue. Há uma diminuição do débito cardíaco e hiperventilação compensatória. Isso resulta em um fluxo sanguíneo limitado em um pulmão superventilado. Devido à diminuição do débito cardíaco, o resto do corpo pode sofrer de hipoxemia tecidual e caquexia respiratória. Eventualmente esses pacientes desenvolvem diminuição da massa muscular e perda de peso. Na fisiologia normal durante a inspiração toda árvore brônquica se dilata e se alonga sendo que na expiração a luz brônquica diminui fazendo com que a inspiração seja temporalmente mais breve do que a expiração, mais prolongada. No enfisema pulmonar esta propriedade se torna ainda mais redundante de forma suficiente para se fazer obstante ao esvaziamento completo dos alvéolos.


Referência: Fisiopatologia Respiratória. Prof. Pablo Fabrício Flôres Dias.
http://www.sogab.com.br/fisiopatologiarespiratoria.pdf

quarta-feira, 30 de março de 2011

Vernix Caseoso

 O vernix caseoso é uma substância gordurosa produzida pelas glândulas sebáceas e que recobre a pele do RN, desaparecendo geralmente após 24 horas de vida.
A vernix caseosa é um material gorduroso branco, que é formado pelo acúmulo de secreção das glândulas sebáceas e inclui células epiteliais e lanugem, recobre a pele ao nascimento. Esse material pode estar presente sob a forma de uma camada muito fina ou muito espessa. É absorvida e retirada com o atrito das roupas, ou pode ressecar e soltar-se no primeiro dia, com exceção da que se acumula nas dobras.
A manutenção da barreira protetora da pele logo após o nascimento é de fundamental importância para uma boa adaptação, como também para uma boa termorregulação. Porém, muitas vezes parte desta barreira é removida durante os primeiros cuidados pós-parto.




O vernix caseoso tem um papel central nas respostas adaptativas, incluindo a formação da barreira epidérmica. Assim como a epiderme, contém peptídeos antimicrobianos e tem uma importância direta na defesa contra as bactérias.
Em alguns casos, sua remoção deve ser realizada logo após o nascimento, como é o caso de crianças filhas de mães com HIV, historia de infecções prévias e perinatais, e também em casos de líquido amniótico meconial ou fétido.
Pode se dizer que é uma substância rica em lipídeos que cobre a
pele do feto e do recém-nascido, atuando como barreira biológica contra microorganismos. Devido à imaturidade imunológica neonatal, os peptídeos antimicrobianos caracterizados no vernix (defensinas: HNPI3, catelicidinas: LL37, lisozimas, ubiquitina e psoriasinas) tem um papel importante como efeito na imunidade inata, nas reações de defesa do recém-nascido.


Referência:
Abreu, C. L. H. Brasileiro. Vernix caseoso: sujeira ou proteção? Disponível em: http://www.paulomargotto.com.br/documentos/vernix%20caseoso.pdf

quarta-feira, 2 de março de 2011

Amniorrexe Prematura


É definida como a perda de liquido amniótico, oriunda da rotura prematura das membranas ovulares (RPM), antes de iniciado o trabalho de parto. As três causas de morte neonatal associada com RPM são a prematuridade, sepse e hipoplasia pulmonar.
As membranas são importantes, pois têm as seguintes funções:
  1. Barreira física que separa o feto e o líquido amniótico estéreis do canal vaginal contaminado;
  2. Para o desenvolvimento do feto - o líquido amniótico é necessário para o desenvolvimento dos sistemas respiratório, gastrintestinal e urinário, além de permitir a movimentação fetal, contribuindo para o desenvolvimento normal da musculatura, e proteger o feto de lesões traumáticas e de lesões isquêmicas, por compressão do cordão umbilical;
  3. Previne o prolapso de qualquer estrutura intra-amniótica pela cérvix, que frequentemente sofre dilatação antes da deflagração do trabalho de parto franco;
  4. Depósito de substratos para processos bioquímicos.

A Rotura patológica das membranas pode ser por:
·         Causa intrínseca: constituição defeituosa, polidrâmnio, incompetência cervical;
·      Causa extrínseca: infecção ascendente - gonococo, estreptococos do grupo B, Gardnerella vaginalis;  após procedimento – cerclagem ou amniocentese.

Leia mais: http://www.meac.ufc.br/obstetricia/manual_meac/ROTURA%20PREMATURA%20DAS%20MEMBRANAS.pdf