Antes da ceia principal, entre uma tacinha de vinho ou outra, petiscos como frutas secas, castanhas, nozes e amêndoas, entre outras, são comuns. Sinal amarelo! “Tando as frutas secas como as castanhas em geral são muito calóricas”. As frutas secas por concentrarem a frutose e, as castanhas, pelo teor gorduroso. Isso não significa que você deva riscá-las do cardápio, mas consumir com moderação (sete unidades é o máximo). Mesmo porque, como são muito calóricas, elas dão sensação de saciedade, o que pode contribuir para uma ceia menos exagerada depois. Prefira as castanhas e afins às frutas secas. "As oleaginosas (nozes, pistaches, avelãs, amêndoas e castanhas) são as opções mais saudáveis em termos nutricionais. Elas nos oferecem ácidos graxos instaurados que têm a propriedade de diminuir o HDL (colesterol 'ruim'), além de também serem fontes de diversos minerais como zinco, selênio, magnésio e potássio; muitos desses nutrientes agem como antioxidantes em nosso organismo", aconselha o presidente do departamento de Nutrologia da Associação Paulista de Medicina, Luiz Roberto Queroz.
Outra tradição, importada da Europa (onde, lembre-se, é inverno nesta época e a necessidade calórica é maior), é o panettone. "Hoje existem panettones na versão light Mas cuidado com a quantidade. O teor de calorias é reduzido, mas ainda assim é um alimento bastante calórico. O ideal é que o consumo não ultrapasse uma fatia". Prefira as que têm menos chocolate. Uma fatia de 100g com gotas de chocolate tem 360 calorias; a mesma fatia, com frutas, possui 286 calorias!
A rabanada é outro "probleminha"... Por ser frita e recheada de açúcar, é bem gordurosa. Dependendo da maneira como é feita (leite consensado ou outros) pode superar as calorias de várias sobremesas. Se não agüentar passar sem, fique só na degustação."
Leia algumas dicas para ceias menos calóricas: http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI798990-EI1501,00.html
O Auxílio Patológico deseja a todos um
FELIZ NATAL e FELIZ ANO NOVO!
Muita paz e solidariedade...
Boas Festas!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário